Rizotomia

A Rizotomia é um procedimento minimamente invasivo, que pode fornecer alívio para as dores cervicais e lombares. Quando as estruturas da Coluna sofrem por uma doença degenerativa, como uma discopatia degenerativa e  artrose, temos uma inflamação local que causa dor, e eventualmente dormência e sensações de choques nas pernas e nos braços. Essa inflamação pode acometer as articulações facetárias, que são estruturas responsáveis pela estabilização e que permitem o movimento controlado da coluna.

A Rizotomia consiste em interromper  a função dos nervos sensitivos da dor,  de modo definitivo ou temporário, reduzindo as sensações de dor e desconforto. As raízes nervosas, que saem da coluna e seguem em direção às pernas e braços, emitem ramos que vão para as articulações facetárias. O objetivo da Rizotomia é adormecer esses nervos, permitindo a recuperação do paciente através da associação com as técnicas conservadoras (medicações, fisioterapia, exercícios).

É realizada, sempre guiada por aparelho de radioscopia (espécie de raio-X "portátil"), que visa a localização exata dos nervos sensitivos da Coluna. Uma vez atingido o nervo em questão, pode-se realizar a rizotomia química ou através da radiofrequência. Os resultados são satisfatórios, com melhora da dor, por tempo que pode variar de 6 meses até por mais de 1 ano.

Rizotomia lombar
Rizotomia cervical Rizotomia cervical

Mais tratamentos

Confira os tratamentos que a clínica oferece aos seus pacientes.